Muito se fala na intolerância à lactose, glúten… Mas você sabia que nem sempre aqueles sintomas desagradáveis que surgem no sistema gastrointestinal são de indolência? Apesar do senso comum confundir as duas coisas, estes são distúrbios diferentes com causas e tratamentos distintos. Vem saber mais!
Intolerância
Ocorre quando o alimento não é digerido corretamente pelo organismo, o mais comum é a ausência ou insuficiência de enzimas responsáveis pela digestão do nutriente, seja a lactase que digere a lactose ou a sensibilidade à uma proteína presente nos cereais, o glúten.
Vale ressaltar que intolerância, alergia ao glúten e doença celíaca são coisas diferentes. A doença celíaca é uma doença autoimune ligada ao glúten.
A intolerância pode afetar qualquer indivíduo, mesmo sem histórico familiar. As causas podem ser tanto adquiridas por meio de alterações metabólicas, verminoses ou pelo uso excessivo de antibióticos que alteram a microbiota normal e podem gerar a intolerância.
Geralmente os sintomas incluem desconforto abdominal, diarreia, náuseas e gases.
Alergias
É uma resposta do sistema imunológico a algo estranho, neste caso o organismo reage de forma exacerbada, como se estivesse combatendo um agente agressor e por isto os sintomas são generalizados.
Leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, crustáceos e peixes desencadeiam cerca de 80% das reações alérgicas. Estas reações são mais comuns de surgirem na infância.
É possível que com o tempo e o acompanhamento de um médico a alergia se desenvolva para intolerância e quando o alimento for oferecido novamente o organismo não reagirá de forma exacerbada. Entretanto, é preciso cautela pois alérgicos ao ingerir estes alimentos podem desencadear reações graves.
Os principais sintomas da alergia a alimentos incluem febre, vômitos, diarreia, dor abdominal, erupções e coceiras na pele, falta de ar e inchaços em algumas partes do corpo.
Referências:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/51654-alergia-alimentar-x-intolerancia#:~:text=Na%20alergia%20h%C3%A1%20uma%20resposta,surgem%20principalmente%20no%20sistema%20gastrointestinal.
Entenda a diferença entre intolerância e alergia alimentar