O que é empreendedorismo?
Para discutir o assunto de empreendedorismo na área da saúde, primeiro precisamos ter um significado claro do que significa o termo. De acordo com o SEBRAE: “Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas”.
Como ser empreendedor na área da saúde?
A área da saúde pode ser considerada bastante inusitada quando se trata do assunto empreendedorismo, mas também é uma área que cresce consideravelmente, considerando que o Brasil é o oitavo maior mercado de saúde do mundo. Para empreender na área da saúde o essencial é inovar buscando melhorar a qualidade de vida da população. Existem vários exemplos de empresas que inovam diariamente na área da saúde, como a PickCells, que é uma startup especializada na área de automação em pesquisas laboratoriais, o Dr. Consulta, que é uma rede de clínicas particulares criada em 2011 com o objetivo de oferecer consultas e exames a preços mais competitivos e a Rede de Laboratórios Sabin, referência nacional em diagnósticos.
Empresas Juniores da área da saúde
Muitos cursos de graduação dessa área ainda são extremamente conservadores, focando no conteúdo técnico e assistencial, prejudicando uma visão holística das necessidades da população e de como inovar no cuidado, fatores essenciais para empreender. As Empresas Juniores (EJs), como um contato precoce com o mercado e suas particularidades, além do estímulo constante para empreender – afinal as EJs precisam buscar serviços diferenciados no mercado para levantar fundos – contribuem diretamente com a formação de profissionais habilitados para olhar para as necessidades do mercado e da população, além da experiência empresarial ensinar a colocar a inovação em prática de maneira sustentável.
Dificuldades de empreender na área da saúde
Na área da saúde, a regulamentação é mais complicada para áreas como o marketing, se pode empreender, mas com restrições. Há também uma grande barreira burocrática e regulamentar, com grande fiscalização. Dentro dessa área, é muito importante que haja sempre ética e humanidade, pois se lida com pessoas vulneráveis que procuram a área da saúde para se tratar ou prevenir – o principal valor do empreendedor na área da saúde está em uma cultura focada no humano e nas transformações sociais, porém com um modelo de negócio sustentável.
Caso queira empreender nessa área, mas tenha receio de enfrentar dificuldades com a parte regulatória, busque auxílio da EJIFAR! Nós contemplamos diversas áreas de atuação e personalizamos nossos serviços para a sua necessidade.
Fonte:
5 exemplos negócios que inovaram na área da saúde
Empreendedorismo na área da saúde: quais são os principais desafios?
https://www.mobiloc.com.br/blog/empreendedorismo-na-saude/#:~:text=O%20empreendedorismo%20na%20sa%C3%BAde%20pode,e%20servi%C3%A7os%20voltados%20ao%20setor.